Elenco:
Ellen Burstyn (Chris MacNeil)
Max von Sydow (Padre Merrin)
Lee J. Cobb (Tenente Kinderman)
Kitty Winn (Sharon Spencer)
Jack MacGowran (Burke Dennings)
Jason Miller (Padre Damien Karras)
Linda Blair (Regan MacNeil)
Reverendo William O'Malley (Padre Dyer)
Barton Heyman (Dr. Klein)
Peter Masterson (Barringer)
Rudolf Schündler (Karl)
Gina Petrushka (Willi)
Robert Symonds (Dr. Taney)
Reverendo Thomas Birmingham (Reitor da Universidade)
Mercedes McCambridge (Voz do demônio)
Curiosidades:
- O Exorcista foi o primeiro e único filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme.
- O diretor John Boorman chegou a se oferecer para dirigir O Exorcista, mas posteriormente desistiu do projeto, por considerar a história cruel demais. Ele, entretanto, aceitou dirigir O Exorcista II - O Herege, lançado 4 anos depois.
- A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em O Exorcista estabelecendo uma única condição: que sua personagem não dissesse a frase "I believe in the devil!" ("Eu acredito no demônio!"), contida no roteiro original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi omitida da história.
- As atrizes Jane Fonda e Shirley MacLaine chegaram a ser sondadas sobre a possibilidade de interpretarem a personagem Chris MacNeil em O Exorcista.
- Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.
- O quarto onde grande parte do filme foi rodada teve que ser constantemente refrigerado, para que se pudesse capturar com exatidão a respiração gélida dos atores. Para tanto, foram usados 4 aparelhos de ar condicionado, todos ligados simultanemente.
- Na sequência em que a personagem de Ellen Burstyn é arremessada para longe, por sua filha com possessão demoníaca, Burstyn bateu violentamente com o coccix contra a cama e gritou de dor no mesmo instante. Esta cena foi filmada e está em O Exorcista.
- Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor William Friedkin resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demônio, se comeu ovos crus, tomou muito álcool e fumou diversos cigarros.
- A atriz Mercedes McCambridge chegou a processar a Warner Bros., para que seu nome como a dona da voz do demônio entrasse nos créditos de O Exorcista.
- O endereço do apartamento mostrado em O Exorcista foi anteriormente habitado pelo autor do livro em que o filme foi baseado, William Peter Blatty, quando este era apenas um estudade da Georgetown University.
- Durante as filmagens, 8 pessoas da produção morreram de forma não-explicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário